A ansiedade é um problema de saúde comum que muitas pessoas sofrem e qualquer um pode desenvolver ansiedade em vários momentos da vida.
Embora os medicamentos prescritos sejam comumente usados para tratar transtornos de ansiedade, depressão e outros problemas de saúde semelhantes, eles apresentam vários efeitos colaterais e não são seguros para uso a longo prazo.
Muitos desses medicamentos também podem não tratar a raiz do problema da ansiedade, que normalmente é um sistema nervoso desequilibrado devido ao corpo não receber os nutrientes específicos (ou a proporção certa de certos nutrientes) de que precisa para funcionar de maneira ideal.
O que é ansiedade e por que as escolhas alimentares são importantes:

A ansiedade é apenas uma falta de comunicação de hormônios e neurotransmissores no corpo, ou pode ocorrer porque o corpo se desequilibra rapidamente por qualquer motivo. A maioria das pessoas que desenvolve um caso sério de ansiedade terá que administrá-la naturalmente pelo resto de suas vidas.
Hormônios como o cortisol desempenham um papel importante na prevalência da ansiedade, mas não é o único hormônio a ser considerado. Outros hormônios, como o GABA (um aminoácido que atua como hormônio), a serotonina e a dopamina também desempenham um papel importante na prevalência da ansiedade.
Certos alimentos podem melhorar muito os sintomas de ansiedade quando consumidos em uma dieta saudável e balanceada.
Ao mesmo tempo, alimentos como açúcar, cafeína em excesso, alimentos de origem animal com adição de hormônios, certos pesticidas, corantes alimentares e adoçantes artificiais e qualquer forma de estimulantes tendem a piorar muito a ansiedade.
Portanto, comece a limpar sua dieta para combater a ansiedade com mais naturalidade. A comida pode ter um efeito profundo no cérebro e, às vezes, uma mudança na dieta pode ser tudo o que você precisa.
10 alimentos que reduzem seus níveis de ansiedade:
1. Folhas verdes

Muitas pessoas costumam ter falta de um mineral muito importante de que precisam para combater a ansiedade: o magnésio.
As folhas verdes são uma das melhores fontes de magnésio que você pode consumir e também são uma das mais altas em clorofila. Estudos demonstraram que o magnésio e a clorofila podem melhorar o humor, reduzir a ansiedade e até melhorar o sono.
Coma mais folhas verdes como espinafre, couve, alface, rúcula e outros, como couve e nabo. Mesmo variedades escuras de alface são embaladas com nutrição, mas certifique-se de comprar todas as suas verduras na forma orgânica, pois as verduras são comumente tratadas com altos níveis de pesticidas na forma convencional.
Você pode facilmente adicionar folhas verdes a saladas, smoothies, sopas, ensopados, refogados ou qualquer entrada que desejar. Embora a maioria das verduras seja mais saudável na forma crua, se a única maneira de apreciá-las é cozida, cozinhe!
2. Bagas

As bagas são ricas em vitamina C, ácidos graxos ômega-3, potássio e fibras. Todos esses nutrientes ajudam a reduzir o estresse e podem diminuir a pressão arterial e os níveis de açúcar no sangue, dois problemas comumente negligenciados que contribuem para a ansiedade.
As bagas também são especialmente ricas em antioxidantes. Os antioxidantes desempenham um papel fundamental na saúde do cérebro e demonstraram proteger o coração e o cérebro do estresse oxidativo, juntamente com o estresse mental.
Assim como suas verduras, as frutas vermelhas devem ser compradas em forma orgânica e as frutas orgânicas congeladas são tão boas quanto as frescas, se isso é tudo que você pode pagar ou comprar.
Mirtilos, amoras, morangos, cranberries e framboesas são alguns dos tipos mais comuns de frutas que a maioria das pessoas gosta, mas frutas superalimentadas, como goji berries secas , amoras, goldenberries ou açaí e maqui berry em pó também são excelentes escolhas!
3. Abacaxi

O abacaxi tem mais de 100% de suas necessidades diárias de vitamina C por xícara. A vitamina C desempenha um papel crítico na função do sistema nervoso e reduz o estresse oxidativo, físico e mental.
O abacaxi também é especialmente rico em manganês, um mineral necessário para a saúde cerebral ideal, que muitas pessoas ignoram ao considerar quais nutrientes precisam para uma mente e um corpo saudáveis.
O manganês também melhora a saúde metabólica, a saúde dos ossos e a saúde do coração.
Embora o manganês seja encontrado em muitas nozes e sementes, o abacaxi é especialmente fácil de digerir e contém quantidades ainda maiores em apenas um copo do que a maioria dos outros alimentos por porção, com exceção da aveia, arroz integral e grão-de-bico.
4. Amêndoas

As amêndoas também são uma excelente fonte de magnésio, gorduras saudáveis e vitaminas B, especialmente vitamina B6 e biotina. As amêndoas também desencadeiam a liberação de GABA pelo corpo, um aminoácido que é um precursor da produção de triptofano, que é um precursor da serotonina, o hormônio do bem-estar que também faz você se sentir calmo e controlado.
Certifique-se de comprar amêndoas cruas como a melhor opção, pois as amêndoas torradas são normalmente processadas com óleos inflamatórios e altos níveis de sódio. Manteiga de amêndoa crua também é uma ótima opção.
Use amêndoas cruas e/ou embebidas em ou em smoothies, em mingau de aveia ou quinoa, belisque-as cruas ou adicione-as a entradas como saladas. Você também pode adicionar manteiga de amêndoa a smoothies, aveia ou usá-la como substituto da manteiga de amendoim.
5. Cajus

Os cajus também são muito ricos em magnésio e vitamina B6. Como o magnésio, a vitamina B6 ajuda a acalmar o sistema nervoso e se esgota rapidamente em momentos de estresse. Na verdade, os cajus são tão poderosos que demonstraram ser tão eficazes quanto o Prozac para ansiedade e depressão!
Os cajus também são muito ricos em gorduras monoinsaturadas saudáveis, que demonstraram melhorar a saúde do coração, algo muito importante para um sistema nervoso saudável.
6. Manteiga de Amendoim

A manteiga de amendoim é uma potência de nutrientes quando se trata de proteínas, magnésio, vitamina B6, gorduras saudáveis e niacina, outra vitamina B importante que ajuda a combater o estresse.
Os aminoácidos da manteiga de amendoim também são compostos de todos os aminoácidos essenciais, o que significa que a manteiga de amendoim é uma fonte completa de proteína . Os aminoácidos são um componente importante para combater a ansiedade, além de garantir que você coma o suficiente dos tipos certos de gorduras, como as gorduras monoinsaturadas encontradas na manteiga de amendoim, amêndoas e castanha de caju.
Para uma escolha mais saudável, a manteiga de amendoim natural sem adição de açúcar ou óleo é a melhor opção. Se você puder encontrar manteiga de amendoim orgânica, é ainda melhor, pois a manteiga de amendoim convencional costuma ser contaminada com pesticidas durante o processamento.
7. Aveia

Aveia não é apenas uma deliciosa opção de café da manhã que é ótima para o coração e a cintura, mas também é muito rica em todos os nutrientes de que você precisa para uma mente saudável.
Aveia é embalada com proteínas, vitaminas do complexo B, magnésio, potássio, fibras e várias outras vitaminas e minerais. Também ajuda seu corpo a produzir GABA mais naturalmente, o que pode ajudar a melhorar a liberação de serotonina no corpo.
Aveia em flocos ou cortada em aço é uma ótima opção para o café da manhã, e aveia durante a noite ou aveia cozida são boas opções, dependendo de como você gosta de preparar sua aveia.
8. Abacates

Os abacates são fontes ricas de vitamina B6, aminoácidos, gorduras monoinsaturadas, fibras e até vitamina E, que reduz o estresse oxidativo no coração em momentos de estresse.
Abacates também são um bom substituto para manteiga ou creme em receitas para ajudá-lo a melhorar a ingestão de gorduras saudáveis. Confira todas as outras maneiras de usar abacates!
9. Cacau Cru

O chocolate normal com açúcar e leite definitivamente não ajuda a melhorar seus níveis de ansiedade, mas o cacau cru, por outro lado, é uma opção completamente diferente .
O cacau cru tem pouca ou nenhuma cafeína como o chocolate processado, e é rico em nutrientes calmantes que sustentam sua mente, especialmente um muito importante: o magnésio. O cacau cru é, na verdade, a maior fonte de magnésio entre todos os alimentos, e é até uma ótima fonte de ferro, vitaminas do complexo B e zinco.
Cacau cru em pó, nibs ou grãos de cacau crus reais são ótimas opções. Apenas certifique-se de não consumir muito antes de dormir, pois o cacau tem propriedades naturais que podem aumentar o foco e a energia que podem mantê-lo acordado.
Tente adicionar uma colher de cacau em pó cru ao seu smoothie matinal, aveia ou misture no café . Você também pode cobrir qualquer prato que quiser com nibs de cacau crus.
10. Maçã

Maçã é um superalimento que tem sido associado a níveis mais baixos de ansiedade, depressão e ajuda a melhorar a função hormonal.
É também um superalimento único porque a maca pode ajudar a melhorar os níveis de energia ou ajudar o seu corpo a acalmar, dependendo das suas necessidades. Isso porque a maca é um adaptógeno, o que significa que se adaptará às necessidades do seu corpo para que você possa usá-la a qualquer hora do dia.
A maçã tem um sabor delicioso com notas de caramelo e caramelo, o que a torna uma ótima opção para adicionar a smoothies, mingau, ou você pode fazer barras energéticas ou petiscos sem assar.
Mais opções saudáveis

Outros alimentos que podem reduzir significativamente a ansiedade em pequenas quantidades incluem nozes, sementes de cânhamo , arroz selvagem, maçãs, batata-doce, banana, arroz integral, grão-de-bico, brócolis, feijão preto, quinoa, sementes de girassol e até mesmo bebidas saudáveis, como matcha verde. chá, chá de hortelã-pimenta, chá Tulsi ou chá de camomila.
Lembre-se, você pode melhorar sua saúde com o que você come. Para mais alimentos que você pode comer que podem melhorar a saúde do seu cérebro, confira esta lista de opções saborosas!