Quando você ouve a palavra colágeno, o que vem à sua mente?
Muitas pessoas associam o colágeno apenas a preenchimentos labiais e injetáveis para aumentar o volume do biquinho ou aos mais recentes soros antienvelhecimento que prometem aumentar a elasticidade da pele.
Mas o colágeno é muito mais do que essas vantagens superficiais – e é hora de começarmos a dar um pouco mais de crédito a ele.
Os benefícios do colágeno não apenas reduzem as rugas no rosto e retardam os sinais de envelhecimento (woo!), mas também desempenham um papel na perda de peso, resistência e até na maneira como você dorme.
Eu sei, fiquei igualmente surpreso ao aprender sobre esse dínamo nutricional secreto, e é por isso que mal posso esperar para compartilhar o skinny sobre colágeno com você hoje.
Veja por que o colágeno deve estar no seu radar

De acordo com o Medical News Today , “o colágeno é a proteína mais abundante no corpo humano e é a substância que mantém o corpo unido”.
Então, além de ser a “cola” que literalmente mantém nossos órgãos, tecidos, músculos, etc. no lugar certo, ela também é encontrada em nossos ossos, ligamentos, tendões e articulações. Ele suporta todas essas partes móveis dentro de nós para que as coisas não desmoronem.
E quando o colágeno é misturado à elastina, outra proteína encontrada no tecido conjuntivo, atua como um fortalecedor para dar firmeza aos tecidos.
É por isso que o colágeno faz tanto para dar à nossa pele sua elasticidade e força de aparência jovem, e por que tem sido um item básico nos regimes de beleza por tanto tempo.
Infelizmente, aqui está o problema: não temos um suprimento infinito desse exército de suporte de colágeno; à medida que envelhecemos, nossos níveis de colágeno diminuem por alguns motivos:
1. Paramos de produzir colágeno e elastina

Claro, este é apenas um passo natural no processo de envelhecimento da vida, no entanto, fatores como nossos hábitos de vida, dieta e exposição a raios ultravioleta prejudiciais podem afetar o quanto perdemos à medida que envelhecemos.
Alimentos altamente processados, carboidratos refinados e açúcar contribuem para esgotar os níveis de colágeno.
Portanto, quando você pratica uma alimentação saudável, dorme o suficiente e se exercita e evita muita exposição ao sol durante os horários de pico, na verdade está ajudando sua saúde, cintura e níveis de colágeno.
2. Danificamos o colágeno

Entre a poluição que flutua em nosso ambiente e o registro de muitas horas de diversão ao sol, também danificamos a quantidade de colágeno que temos atualmente.
Atividades pouco saudáveis, como fumar e exposição a produtos químicos tóxicos, têm o poder de destruir ainda mais nossos níveis de colágeno.
Quando você combina esses atos prejudiciais com níveis decrescentes que acontecem naturalmente, é uma receita para um corpo saudável por dentro e por fora.
Para combater isso, devemos limitar nossa exposição a essas ações nocivas e incluir mais alimentos ricos em antioxidantes em nossa dieta .
3. Distúrbios autoimunes também podem causar estragos

Certas doenças, como distúrbios autoimunes, também podem danificar o colágeno. Essencialmente, essas condições desencadeiam anticorpos que realmente vão atrás do colágeno .
Portanto, se você ou alguém que você conhece sofre de um distúrbio autoimune, pode ser uma boa ideia começar a suplementar com colágeno. Claro, somente você e seu médico saberão se isso faz sentido para o seu plano de tratamento.
Como você pode ver, alguns dos fatores que contribuem para o declínio do colágeno estão sob seu controle. Embora não possamos restaurar completamente nossos níveis de colágeno, podemos garantir que não estamos perdendo rapidamente mais do que deveríamos.
Para levar sua prevenção um passo adiante, você também deve considerar suplementar sua dieta com colágeno.
7 benefícios de adicionar colágeno à sua dieta saudável
Agora que você entende a importância do colágeno, vamos aprender sobre os sete benefícios para a saúde que você provavelmente verá quando começar a adicioná-lo à sua dieta já saudável.

Em um pequeno ensaio clínico duplo-cego, controlado por placebo, um grupo de mulheres com idades entre 35 e 55 anos recebeu aleatoriamente uma suplementação oral de 2,5 g, 5,0 g de colágeno ou um placebo.
Ao longo de 8 semanas, os pesquisadores mediram as mudanças na umidade, elasticidade e aspereza da pele das mulheres.
Quando o estudo terminou, os pesquisadores descobriram:
- “Uma melhora estatisticamente significativa” na elasticidade da pele para os dois grupos de mulheres que receberam a suplementação de colágeno em comparação com o grupo placebo
- “Um nível de elasticidade da pele estatisticamente significativamente maior foi determinado em mulheres idosas”
- “Pode ser observada uma influência positiva do tratamento com [colágeno]” com referência ao teste de umidade da pele
Outro estudo teve participantes do sexo feminino com idades entre 33 e 45 anos tratando rugas duas vezes ao dia com um soro de peptídeo antioxidante e construtor de colágeno em um esforço para aumentar seus níveis de colágeno.
Neste estudo, os resultados mostraram “melhorias estatisticamente significativas em relação à linha de base minutos após a aplicação inicial; essas descobertas positivas continuaram a melhorar nos meses 1 e 3.”
Pela minha própria experiência, muitos dos meus clientes notaram uma pequena diferença nas rugas e na quantidade de celulite e estrias ao usar produtos de colágeno.
Não, não é a cura final para celulite/estrias, mas certamente é um ótimo lugar para começar.
Perda de Peso

O colágeno certamente não é uma pílula milagrosa para perda de peso, mas tem um pequeno efeito em seus esforços para perder alguns quilos.
Os pesquisadores descobriram que, quando uma colher de sopa de hidrosolato de colágeno era tomada diariamente, os usuários relataram “uma perda média de peso de 4,5 quilos em três meses”.
Isso pode ser devido ao fato de que o colágeno realmente aumenta o seu metabolismo.
Um componente do colágeno chamado glicina ajuda a mover o açúcar para os tecidos, dando a eles e a você um aumento de energia. Quem não gostaria disso?
Digestão

Embora sejam necessárias mais pesquisas sobre isso, alguns defensores acreditam que o colágeno pode aliviar distúrbios digestivos, especialmente para aqueles com síndrome do intestino permeável .
Quando você tem síndrome do intestino permeável, seus intestinos têm pequenos orifícios que permitem que as toxinas entrem na corrente sanguínea. O colágeno trabalha para preencher esses buracos como se fossem rugas em seu rosto para proteger seu trato digestivo.
Essencialmente, colágeno:
- Reveste e acalma o trato digestivo irritado
- Decompõe as proteínas em formas mais utilizáveis
- Repara danos e constrói novas paredes celulares em seu intestino
- Mantém as coisas em movimento em seu trato digestivo
Saúde dos ossos/articulações

Como o colágeno é encontrado naturalmente em nossos ossos e articulações, não é de surpreender que, ao adicionar mais dele à sua dieta, você também verá vantagens para o seu esqueleto.
Em um estudo duplo-cego randomizado, controlado por placebo, de 24 semanas , 147 atletas receberam uma forma líquida de hidrolisado de colágeno ou um placebo.
Para aqueles que receberam o colágeno, foram encontradas “alterações estatisticamente significativas” nas articulações do atleta em repouso, ao caminhar, em pé e ao carregar objetos ou levantar.
Os pesquisadores levaram o estudo um passo adiante usando um subgrupo com joelhos doloridos ou artralgia do joelho. Eles descobriram que “a diferença entre o efeito do hidrolisado de colágeno e o placebo foi mais pronunciada”.
Este estudo destaca o colágeno como um tratamento eficaz não apenas para apoiar a saúde das articulações, mas também para reduzir o risco de deterioração das articulações, de acordo com o relatório.
Performance atlética

Empresas de suplementos também têm usado colágeno para aumentar o desempenho atlético e aumentar a massa muscular magra .
Pesquisas afirmam que “a suplementação com 30 a 70 gramas de peptídeos de colágeno por dia mostrou uma redução do risco de lesões, tendões e ligamentos em atletas”.
Portanto, ao suplementar com colágeno, você não apenas reduzirá o risco de lesões, mas também apoiará a saúde de suas articulações, como vimos no último ponto. Parece uma vitória para todos os atletas de todos os lugares para mim.
Equilíbrio Hormonal

Como as proteínas podem ajudar a restaurar o equilíbrio de nossos hormônios, adicionar colágeno à sua dieta pode obter os mesmos resultados.
No entanto, esta é outra área que requer mais pesquisa. Até agora, a conexão parece promissora.
Sono Melhorado

O mesmo ingrediente (glicina) que nos dá energia também pode nos ajudar a dormir melhor à noite . Estranho, certo?
Neste estudo cruzado randomizado simples-cego , os participantes receberam uma glicina com sabor ou um placebo 30 minutos antes de dormir.
Normalmente, esses indivíduos registrariam 7,3 horas de sono. No entanto, o estudo reduziu o tempo médio na cama para apenas 5,5 horas por três noites consecutivas. Isso era para induzir fadiga diurna e sonolência.
Embora os resultados não sejam fortes o suficiente para tirar uma conclusão firme, os pesquisadores descobriram que tomar glicina “na hora de dormir ocasionalmente melhora as deficiências no estado de alerta subjetivo e nas funções neurocomportamentais induzidas pela restrição aguda e modesta do sono”.
Adicionar colágeno à sua dieta pode melhorar a qualidade do sono e os níveis de sonolência diurna e, para alguns, isso também ajuda a melhorar a memória durante o dia.
Eu não confiaria no colágeno e na glicina como seu auxiliar de sono, mas você pode encontrar algum alívio suplementando-os.
Então, agora que sabemos por que adicionar colágeno às nossas dietas é tão incrível, como fazemos isso?
Onde está o colágeno escondido?

Você pode encontrar colágeno em alguns dos alimentos que você já pode estar comendo.
Por exemplo, pele de frango e de porco, bem como uma xícara ou tigela de caldo de osso, naturalmente lhe darão um impulso de colágeno.
Como a maioria de nós não consome esses itens regularmente, sugiro seguir a rota dos suplementos por enquanto. Isso garante que você tenha uma quantidade consistente de colágeno chegando a cada dia.
Pessoalmente, prefiro o colágeno na forma de peptídeo de colágeno, pois se dissolve facilmente em bebidas quentes e frias. Você pode encontrar isso em pó online ou em qualquer loja de suplementos ou mercado de alimentos naturais.
Você também verá colágeno hidrolisado e gelatina no mercado, que são duas formas adicionais que também são facilmente absorvidas e prontamente disponíveis para o seu corpo.
Espero que este artigo esclareça a importância do colágeno para uma saúde ideal. Quando soube que você poderia adicionar colágeno à sua dieta – em vez de apenas topicamente no rosto – fiquei chocado com os benefícios.
Agora você deve ver que seus benefícios para a saúde vão muito além de dar a você uma aparência mais jovem – embora isso ainda seja um bônus adicional do qual não estou reclamando!
Você tentará adicionar colágeno à sua dieta? Eu adoraria saber como vai!