Início » Blog » Água de coco: 7 benefícios da bebida para a saúde

Água de coco: 7 benefícios da bebida para a saúde

by Suporte Joins Ads
47 visualizações
agua-de-coco:-7-beneficios-da-bebida-para-a-saude

A água de coco é uma grande aliada no cuidado com a saúde, principalmente no verão. A bebida é leve, refrescante, contém poucas calorias e diversos nutrientes importantes para o nosso organismo. 

Nesse sentido, o Alto Astral consultou a nutricionista Natália Barros, mestre em Ciências pela UNIFESP e fundadora da NB Clinic, que elencou os principais benefícios da água de coco. Confira!

Hidratação eficaz

A água de coco é uma excelente fonte de hidratação devido à sua composição rica em água, eletrólitos e minerais essenciais. É uma ótima opção para reidratação após atividades físicas, desidratação causada pelo calor ou para grávidas que necessitam de uma hidratação adicional.

Rica em eletrólitos

A bebida contém potássio, sódio, cálcio e magnésio, que são eletrólitos essenciais para manter o equilíbrio eletrolítico no organismo. Estes minerais são cruciais para funções corporais como contração muscular, equilíbrio de fluidos e regulação da pressão arterial.

Fonte de nutrientes essenciais

Além dos eletrólitos, a água de coco contém vitaminas B, vitamina C, e uma série de antioxidantes que auxiliam na proteção contra danos celulares, fortalecimento do sistema imunológico e auxílio no metabolismo energético.

Baixa em calorias e gorduras

A água de coco é uma bebida naturalmente baixa em calorias e gorduras, o que a torna uma opção saudável para quem busca uma alternativa aos refrigerantes e sucos açucarados. É uma excelente escolha para quem está controlando o peso ou buscando uma dieta equilibrada.

Auxilia na digestão

A bebida possui enzimas naturais que auxiliam na digestão e no metabolismo. Ela pode ser benéfica para pessoas com problemas digestivos, como indigestão ou constipação, ajudando a manter um sistema digestivo saudável.

Propriedades antioxidantes

A água de coco contém antioxidantes, como os fitoquímicos e as citocininas, que podem ajudar a neutralizar os radicais livres no corpo, protegendo as células e retardando o envelhecimento celular.

Potencial hipotensor

A bebida também pode ajudar a reduzir a pressão arterial, possivelmente devido ao seu teor de potássio, o que pode ser benéfico para pessoas com hipertensão.

Água de coco de caixinha é saudável? 

A opção de caixinha, geralmente vendida em supermercados e embalada em caixas ou garrafas, pode oferecer alguns benefícios similares à água de coco fresca, mas há diferenças entre elas, viu?

A nutricionista conta que a água de coco de caixinha também proporciona hidratação para o organismo, porém é importante ler atentamente os rótulos para garantir que não contenha adição de açúcares ou outros aditivos indesejados. 

“A água de coco fresca e natural, quando disponível, é geralmente considerada a opção mais saudável e nutritiva”, reforça Natalia. 

Quantidade recomendada

A quantidade recomendada de água de coco para consumo diário pode variar de acordo com diversos fatores, como idade, peso e saúde geral. No entanto, existem algumas orientações para incluí-la à alimentação. 

Segundo Natalia, o ideal é adaptar a quantidade de água de coco ao seu estilo de vida. “Se você pratica atividade física intensa, está grávida, amamentando ou vivendo em um clima quente, pode precisar de mais água de coco para reidratação”, pontua. 

Além disso, é importante evitar ingerir a bebida em excesso, pois o consumo excessivo pode resultar em ingestão excessiva de açúcares naturais e calorias, especialmente se for adicionada de açúcares ou outros aditivos. 

Recomendados para você!

Comentar

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00