Início » Blog » Grão-de-bico emagrece? 5 motivos para incluir na dieta

Grão-de-bico emagrece? 5 motivos para incluir na dieta

by Suporte Joins Ads
76 visualizações
grao-de-bico-emagrece?-5-motivos-para-incluir-na-dieta

O grão-de-bico tem aparecido cada vez mais na dieta das pessoas por conta de seus vários benefícios para a saúde. Afinal, essa leguminosa é um superalimento cheio de nutrientes importantes e é ótimo para compor uma dieta repleta de equilíbrio.

E, se você pensa que pode ser complicado acrescentar esse ingrediente na dieta sem enjoar, saiba que isso não precisa ser verdade. Saladas, sopas, ensopados, hambúrgueres vegetarianos e até mesmo em sobremesas saudáveis, como brownies, podem usar a leguminosa. Ou seja, receitas bem diferentes para revezar e não cansar.

Só é preciso lembrar sempre da moderação – afinal, qualquer alimento, mesmo que benéfico, em exagero pode ser ruim, sendo necessária uma variedade na dieta. Por isso, a engenheira de alimentos da Combrasil, Ana Rachel, recomenda que se consulte um profissional antes de adicionar esse alimento na dieta do dia a dia, para entender melhor as quantidades indicadas.

Mas, no geral, quando consumido de forma equilibrada, o grão-de-bico é só benefícios! Quer conhecer alguns deles? Confira a seguir:

É fonte de proteína vegetal de qualidade

A proteína presente no grão-de-bico contém aminoácidos essenciais, contribuindo para a construção e reparação dos tecidos do corpo. Isso faz com que essa leguminosa seja uma boa alternativa às proteínas de origem animal, especialmente para pessoas vegetarianas ou veganas.

Promove digestão saudável

O grão-de-bico conta com fibras muito boas para a saúde digestiva. Além de prevenir a constipação, o alimento ainda ajuda a manter uma microbiota saudável. Tudo isso é ótimo para o bom funcionamento intestinal.

É cheio de nutrientes essenciais

A leguminosa é uma excelente fonte de nutrientes essenciais, incluindo magnésio, ferro, zinco, ácido fólico e vitaminas do complexo B.

O ferro, por exemplo, é fundamental para a produção de glóbulos vermelhos e transporte de oxigênio pelo corpo. Já o ácido fólico desempenha um papel crucial na saúde cardiovascular e na prevenção de defeitos no tubo neural durante a gravidez.

Ajuda no gerenciamento do peso e diabetes

Como o grão-de-bico tem um alto teor de fibras e baixo índice glicêmico, ele pode contribuir para o controle dos níveis de açúcar no sangue, sendo uma opção ideal para pessoas com diabetes. Além disso, as fibras presentes nos grãos trazem uma sensação de saciedade, ajudando no controle do apetite e no gerenciamento do peso.

É bom para a saúde cardíaca

O risco de doenças cardíacas diminui quando os níveis de colesterol LDL (ruim) são reduzidos. E é justamente isso que as fibras, os antioxidantes e os nutrientes da leguminosa fazem!

Recomendados para você!

Comentar

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00